5 de dez. de 2013

"O Brasil não Gosta do Brasil"

"O Brasil não Gosta do Brasil"
     Tom Jobim
Um dos presentes que tive este ano, foi fazer um show com Roberto Menescal numa noite que homenageava o Presidente Juscelino kubitschek. Entre histórias e canções, fiquei conhecendo uma pequena parte da vida de Vinicius, Tom Jobim, o próprio Roberto Menescal e outros personagens incríveis do nosso Brasil.
Estávamos todos no carro, levando-o para o Hotel e em meio a tantas outras, uma história me chamou especial atenção: Menescal nos contava que um dia, ao fazer uma visita pra Tom no hospital (um pouco antes de sua morte), ele comentava que Jobim era o segundo compositor mais tocado no mundo, perdendo apenas para Os Beatles. A que Jobim respondeu: "Mas eles são quatro, eu sou apenas um". Brincadeiras a parte, Menescal disse a Jobim que não entendia o fato dos brasileiros não saberem disso. Sabem qual foi a resposta de Tom  Jobim? "O Brasil não gosta do Brasil". 

E durante essa minha turnê de 2013 pelas capitais do Brasil , me peguei pensando nisso várias vezes. Somos um povo lindo, de coração grande, de sorriso largo. Um povo criativo , competente, amável. Porque continuamos a acreditar que somos menores? Porque ainda acreditamos que o governo que aí está é nosso reflexo? Pra mim , são apenas os maus brasileiros que deixamos chegar ao poder. É Povo do Brasil, não é chegada a hora de gostarmos verdadeiramente  do nosso país? Dos nossos artistas, da nossa arquitetura, das nossas cidades, dos nossos morros, do nosso povo , da nossa terra….e parar de achar que o que vem de for a é melhor? A quem serve acreditarmos nisso?